Avaliação Neuropsicológica

WAIS-III®
Escala de Inteligência Wechsler para Adultos | WAIS-III

Teste WAIS-iii

A Escala de Inteligência Wechsler para Adultos WAIS-III é um dos mais importantes instrumentos para avaliação clínica da capacidade intelectual, imprescindível para avaliações Neuropsicológicas. Pode ser usado para mensurar rendimento escolar, problemas de neuro aprendizagem e identificação de indivíduos excepcionais e superdotados, além de diagnóstico diferencial de transtornos neurológicos e psiquiátricos que afetam o funcionamento mental.
O WAIS-III, permite a possibilidade de se derivar os resultados quantitativos de quatro (4) domínios cognitivos: compensação verbal, memória operacional de curto e longo prazo, organização perceptual e velocidade de processamento.
Portanto, além do Q.I, tem-se à disposição as informações quantitativas para gerar conclusões acerca do funcionamento cognitivo de adolescentes e adultos.

Objetivo
Avalia a capacidade intelectual e cogniiva de adultos. É um teste imprescindível para avaliações psicológicas e neuropsicológicas. Obtém-se medidas das seguintes Escalas e Índices Fatoriais: índice de Q.I verbal, índice Q.I de execução, índice de Q.I total, índice de compreensão verbal, organização perceptual, memória operacional de curto e longo prazo e velocidade de processamento.

População
Adolescentes e Adultos

Idades
16 à 89 anos

Avaliação
Manual e Informatizada

Apresentação da avaliação e relatório
Digital e físico (impresso)

Duração do teste
Aproximadamente 4 semanas, sendo
1 módulo por semana/sessão

Autor
David Wechsler

Editora
Hogrefe

SON-R 2 ½ – 7 [a]®
Teste de Inteligência não Verbal para Crianças | SON-R

Teste Neuropsicológico SON-R - Maristela Assad


O SON-R é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral e Q.I.
Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais e viso-motoras e raciocínio abstrato e concreto.
Abordagem amigável (no estilo de administração e na atratividade dos materiais); pessoal (aplicado de acordo com a particularidade de cada criança); variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.

Objetivo
Utilizado para entender o desenvolvimento cognitivo em crianças, sendo útil em contextos educativos e clínicos, especialmente quando há suspeita de atrasos no desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem.
O teste foi desenvolvido especialmente avaliar as habilidades cognitivas de crianças pequenas, focando em aspectos como percepção visual, raciocínio lógico e resolução de problemas, sem depender de habilidades linguísticas.
• Crianças com dificuldades auditivas;
• Crianças com problemas de linguagem;
• Autismo e transtornos de desenvolvimento;

População
Crianças

Idades
2 anos e ½ à 7 anos e 11 meses

Aplicação
Individual

Avaliação
Manual e Informatizada

Apresentação da avaliação e relatório
Digital e físico (impresso)

Duração do teste
Aproximadamente 4 semanas, sendo
1 módulo por semana/sessão

Autor
David Wechsler

Editora
Hogrefe

WISC-IV®
Escala de inteligência Wechsler para Crianças | WISC-IV

Teste Neuropsicológico WISC-IV - Maristela Assad

É um instrumento clínico que pode ajudar a diagnosticar potenciais problemas nos processos cognitivos das crianças, o que pode ser usado para determinar se há necessidade para uma intervenção como acompanhamento pedagógico ou tratamento psicológico, tudo isso planejado de acordo com as necessidades individuais da criança.

O WISC-IV engloba 10 subtestes principais e 05 suplementares. Os 10 subtestes principais que abrangem os quatro índices fornecem as pontuações do Q.I Total.

Principais contextos de utilização:
estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicológica e psicoeducacional,
diagnóstico diferencial de desordens neurológicas e psiquiátricas,
planejamento de programas de reabilitação neuro cognitiva.

Objetivo
Avaliar o grau de desenvolvimento neuropsicológico, a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças e adolescentes. Em resumo é possível avaliar a atenção, a velocidade de processamento, a linguagem e as funções executivas. Clinicamente o WISC-IV permite a identificação de possíveis dificuldades ou falhas cognitivas que podem estar relacionadas com algum tipo de transtorno, estabelecendo um ponto de partida para tomada de decisão sobre o tipo de intervenção a ser aplicada.

População
Crianças e Adolescentes

Idades
6 anos à 16 anos e 11 meses

Aplicação
Individual

Avaliação
Manual e Informatizada

Apresentação da avaliação e relatório
Digital e físico (impresso)

Duração do teste
Aproximadamente 4 semanas, sendo
1 módulo por semana/sessão

Autor David
Wechsler

Editora
Hogrefe

NEUPSILIN® V
Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve

Teste Neuropsicológico Neuropsilin - Maristela Assad

É uma ferramenta clínica que se propõe a descrever de forma compreensiva o desenvolvimento neuropsicológico ao longo do ciclo vital, da adolescência ao envelhecimento tanto neurologicamente saudáveis quanto portadoras de quadros neurológicos (ou neuropsiquiátricos) adquiridos ou de desenvolvimento.
O teste é composto por 32 subtestes, que avaliam 8 funções neuropsicológicas: Orientação Têmporo-Espacial, Atenção Concentrada, Percepção Visual, Habilidades Aritméticas, Linguagem Oral e Escrita, Memória Verbal e Visual, Praxias e Funções Executivas.
O sujeito faz as atividades propostas para cada subteste e suas respostas são anotadas na folha apropriada. A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa.

Objetivo
O teste tem como objetivo avaliar o Grau de Desenvolvimento Neuropsicológico bem como suporte no diagnóstico específico de TDHA.
O NEUPSILIN fornece também um perfil neuropsicológico breve, quantitativo e qualitativo, mediante a identificação de preservação ou prejuízo das habilidades neuropsicológicas.

População
Adolescentes e Adultos

Idades
12 anos à 90 anos

Aplicação
Individual

Avaliação
Manual través de formulário

Apresentação da avaliação e relatório
Físico (formulário de avaliação e relório)

Duração do teste
Aproximadamente 4 semanas, sendo
1 módulo por semana/sessão

Autores
Rochele Paz Fonseca; Jerusa Fumagalli de Salles; Maria Alice de Mattos Pimenta Parente

Editora
Vetor

Nesplora Attention Kids®
Avaliação Neuropsicológica em Realidade Virtual para Crianças

Teste Neuropsicológico Nesplora Kids- Maristela Assad

Teste de desempenho contínuo CPT no qual é aplicado com um óculos de realidade virtual Meta Quest® e fones de ouvido, através dos quais as instruções são recebidas. Como indicado, a pessoa que está sendo testada deve responder a diferentes estímulos pressionando um botão. Os estímulos apresentados podem ser visuais ou auditivos, mas nunca ambos ao mesmo tempo. É possível observar nos dados obtidos se os canais de atenção diferem em sua qualidade, o que fornece um índice qualitativo de atenção.
O avaliador visualiza em tempo real na tela do computador o que o paciente está vendo através do dispositivo.
Aplicação e suporte para as seguintes patologias: ansiedade, problemas comportamentais e habilidades sociais, problemas de leitura e escrita, dificuldade de aprendizado, avaliação neuropsicológica completa

Objetivo
Teste neurológico aplicado através de realidade virtual, para a avaliação de processos atencionais, impulsividade e atividade motora, serve como suporte no diagnóstico de crianças com TDAH.

População
Crianças e Adolescentes

Idades
6 à 16 anos

Aplicação
Individual

Avaliação
Automática online

Apresentação da avaliação e relatório
Digital

Duração do teste
18-22 min

Desenvolvedor
Nesplora Giut Psychometrics

Equipamento utilizados
Meta Quest® II com software de avaliação
Nesplora Attention Kids®

Nesplora Attention Adults®
Avaliação Neuropsicológica em Realidade Virtual para Adultos

Teste Neuropsicológico Nesplora Adults- Maristela Assad

Teste de desempenho contínuo CPT no qual é aplicado com um óculos de realidade virtual Meta Quest® e fones de ouvido, através dos quais as instruções são recebidas. Como indicado, a pessoa que está sendo testada deve responder a diferentes estímulos pressionando um botão. Os estímulos apresentados podem ser visuais ou auditivos, mas nunca ambos ao mesmo tempo. É possível observar nos dados obtidos se os canais de atenção diferem em sua qualidade, o que forneceria um índice qualitativo de atenção.
O avaliador visualiza em tempo real na tela do computador o que o paciente está vendo através do dispositivo.
Aplicação e suporte para as seguintes patologias: ansiedade, TDAH em adultos, transtornos alimentares, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, lesão cerebral adquirida, doenças neurodegenerativas e comprometimento cognitivo leve.

Objetivo
Teste neurológico aplicado através de realidade virtual, para a avaliação de processos atencionais, impulsividade e atividade motora, serve como suporte no diagnóstico de crianças com TDAH.

População
Adolescentes e Adultos

Idades
16 à 90 anos

Aplicação
Individual

Avaliação
Automática online

Apresentação da avaliação e relatório
Digital

Duração do teste
18-22 min

Desenvolvedor
Nesplora Giut Psychometrics

Equipamento utilizados
Meta Quest® II com software de avaliação
Nesplora Attention Adultd®

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Maristela Assad - Psicóloga e Neuropsicóloga | Atendimento Clínico Especializado, Avaliação e Testes Neuropsicológicos. Agende sua consulta.

Rua Voluntários da Franca, 2221 Franca, São Paulo 14403-424
segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira09:00 – 21:00
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